terça-feira, 19 de novembro de 2013

Projeto: A evolução das atividades econômicas rurais nas últimas décadas do século XX e início do século XXI



Disciplinas: Geografia, Língua Portuguesa e História.
Público alvo: Alunos do sétimo ano e Oitava série I e II.
Período de regência: De 1 a 3 meses.
OBJETIVO GERAL:
•             Compreender o processo da história sociocultural e econômica no meio rural.
OBJETIVOS ESPECÍFICO:
•             Conhecer as características da agricultura no Brasil;
•             Analisar a relação entre agricultura e industria;
•             Compreender a importância da tecnologia para a agricultura;
•             Analisar criticamente os problemas sociais que ocorrem no meio rural;
•             Reconhecer, entre os diversos tipos de entrevista, a entrevista jornalística;
•             Distinguir a constelação de gêneros- entrevistas de radio, TV, Chat, na mídia impressa e, dentro destas os formatos de pingue-pongue;
•             Analisar criticamente perguntas e respostas feitas; sendo assim integrar um perfil, para identificar a visão jornalística e o público- alvo;
•             Desenvolver capacidades orais de perguntar e conduzir uma conversa com o tema dirigido;
•             Selecionar trechos significativos de uma entrevista;
•             Reconhecer e empregar a concordância verbal para a construção de coesão no próprio texto.
•             Desenvolver redações com o modo de vida das pessoas da zona rural e urbana;
•             Apresentar dificuldades passadas pelos colonizadores como transporte de pessoas e da produção agrícola e outra da vida privada;
•             Compreender que com o decorrer do tempo, houve o surgimento de novas tecnologias no campo e nas casas;
•             Entender que com o aumento da produção e melhores equipamentos, houve também desenvolvimento na vida e social do lugar citado.

CONTEÚDOS
•             Entrevistas;
•             Modo de vida;
•             Origem dos colonizadores;
•             Viagem e chegada  no Brasil;
•             Transporte do porto até Orleans;
•             Passe de terra;
•             Assentamento dos colonizadores;
•             Características da agricultura;
•             Evolução da agricultura brasileira;
•             Mecanização e modernização no campo;
•             Pecuária no Brasil;
•             A pequena propriedade moderna;
•             A questão do trabalhador rural.
Avaliação:

Será avaliado o desempenho de cada educando individualmente e coletivamente. Também a pontualidade nas entregas das atividades propostas e a organização na elaboração das maquetes.











Este projeto foi desenvolvido pelas professoras- Janice Alberton (Geografia), Ana Maria Neto (Língua Portuguesa) e Édna Maria da Silva (História).



Nenhum comentário:

Postar um comentário